“Moçambique” Cultura Sena – Chisena

Sena é a língua predominante em Tete e Noroeste. Nesta região, a base da alimentação é a mapira, milho, meixoeira-cereais de alto poder nutritivo. A carne e o peixe, figuram em quase todas as refeições, por ser propícia na região, rica em animais selvagens e lagoas onde abundava principalmente o peixe-gato “somba”, de características pré-históricas.

A plasticidade e cultura desta etnia são trabalhos de artistas – artesãos natos, fazem parte de peças feitas de madeira, peles e utensílios que aterra dá.

Por certo, esta cultura teve a influência de todos os povos, que por aqui passaram. As imagens representativas nos momentos artísticos que caracterizam o espaço onde estavam confinados nas suas actividades diárias do quotidiano social, passando pela caça, pesca e actividades agrícolas.

É de realçar o painel em M’Gomo queimado, com figuras representativas da vida da tribo Sena, em baixo e alto-relevo feito a canivete.

A técnica e processo de madeira de M´Gomo queimada trabalhada e raspada a canivete com figuras em baixo e alto-relevo é uma das características.

Outras das características são os painéis em peles de gazela com motivos desenhados pelo processo de pelo depilado, também caracterizado o quotidiano da tribo.

As panelas de barro, ainda é feito e utilizado nas áreas rurais das regiões centro e norte os utensílios são uma referência assim como a execução de cestos ou alcofas em sisal, fibra de colmo, folha de palmeira ou de coqueiro.

Espírito artístico e criativo do povo moçambicano, manifesta-se em várias áreas como na música, artesanato, escultura, pintura e no conto oral e escrito.

A marimba é um instrumento popular em toda a região central construído com a combinação de pranchas transversais de umbila e cabeças de abóbora que dá origem ao som ressonante do instrumento.

O chisena apresenta as seguintes variantes: Sena Gombe, falado nos distritos de Caia, Mutarara, Chemba, parte do distrito de Tambara e parte do distrito de Morrumbala (vale do rio Chire); Sena Phodzo (Chiphodzo), falado nos distritos de Marromeu, Mopeia e parte do distrito de Chinde; Sena Rambara (Chirambara), falado em toda zona alta do distrito de Morrumbala, sem se confundir com Chilolo, uma língua ainda não escrita mas falada estritamente à volta da sede do distrito; Sena Bangwe (Chibangwe), falado nos distritos de Cheringoma, Dondo, Nhamatanda e parte da Beira; Sena Tonga (Chitonga), falado nos distritos de Maríngwe, parte do Guro,  Tambara e Gorongosa.

De um ponto de vista histórico, o estudo da língua Chisena é de maior interesse. Pois, foi com esta língua que os primeiros Portugueses que subiram pelo rio Zambeze se familiarizaram para introduzirem dentro da corte de mwenumotapa…

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Read More

Matthew Clarkson and his Prominent Political and Commercial Career

Commandeered by Neil Armstrong, the Apollo 11 mission was a spaceflight that landed the first two people on the Moon. Following the "Cold War"...

Melhores piscinas da Cidade de Maputo

Hotel Polana - Na Julius Nyere Para ir a dois, ou sozinho/a. É o mais caro, mas tem definitivamente a piscina mais bonita. Está reservado para...

Entenda mais sobre a cultura do povo Macua

Introdução O povo macua constitui cerca de um terço da população moçambicana. É descendente dos Bantu, originário da região Centro-Africana(grande lagos), ou seja das grandes...

Recent

Introdução a Cultura do Povo Macua

O povo macua constitui cerca de um terço da população moçambicana. É descendente dos Bantu, originário da região Centro-Africana(grande lagos), ou seja das grandes...

Niketxe – a dança moçambicana do sofrimento

Moçambique é país com um mosaico cultural de se invejar. Possui inúmeras expressões culturais. A dança é um dos pratos fortes do povo moçambicano....

Excavation at the Devereaux Station, Orange and Alexandria

Commandeered by Neil Armstrong, the Apollo 11 mission was a spaceflight that landed the first two people on the Moon. Following the "Cold War"...