COMPARTILHE

Como já se suspeitava (porque ainda não haviam documentos), o Presidente da República, Filipe Nyusi está metido na Proindicus, a empresa que se beneficiou de um empréstimo de 622 milhões de dólares.

Segundo documentos confidenciais na posse do CanalMoz/Canal de Moçambique Filipe Nyusi, na qualidade de ministro da Defesa, trabalhou juntamente com o Instituto Nacional do Marinha (INAMAR) para concepção incluindo financiamento do projecto Proindicus que iria operar na chamada Zona Económica e Exclusiva de Moçambique, ou seja, na protecção costeira.

No dia 13 de Janeiro de 2014, Filipe Nyusi na qualidade de ministro da Defesa, escreveu uma carta ao então ministro das Finanças Manuel Chang, através da qual remetia à apreciação e aprovação (do Ministério das Finanças), a proposta de contrato de concessão que seria celebrado entre o Governo e a Proindicus SA, tal como um diploma ministerial da Defesa com vista a consignação das receitas a favor do INAMAR.

Estes documentos foram vazados, depois de na semana passada, a Procuradoria Geral da República (PGR) ter vazado a lista das individualidades ligadas a Armando Guebuza, incluindo ele próprio, através da qual, o Ministério Público, solicita a quebra do sigilo bancário de tais individualidades. O vazamento destes novos documento está a ser interpretada como uma guerra aberta para mostrar que Nyusi também não é inocente. É uma espécie de retaliação entre a facção de Guebuza e Nyusi. (Mais detalhes no semanário Canal de Moçambique da próxima quarta-feira)

Fonte: Canal de Moçambique

9 COMENTÁRIOS

  1. Isto não significa guerra entre Nyusi e Guebuza.Reflexão :Porque é que quando o FMI divulgou dividas ocultas contraidas por este regime moçambicano,e o ditoso governo de Nyusi (Frelimo)decidiu levar a dívida oculta para o povo pagar?Quem é o pior culpado?

  2. Muito triste irmaos mocambicanos eu ja tinha escrito um artigo na edicao passada, sobre aos governantes africanos tdos sao pobre e eriquece lgo k estiver num mandato 5 anos é pouco meu irmao empregar tidos familiar e fazer a vida…

  3. Espero que os camaradas, meus camaradas da militância tenham a maleável bondade e boa coincidência para salvarem os próximos de 25 milhões de habitantes que não devem serem crucificados ainda mas em benefício de uma insignificante partinha 19 nem que cheguem a mil pessoas.
    Se necessário passarem a cidadãos comum para salvarem a gente nobre da pérola do Índico que seja. A verdade é que a PGR deve trabalhar para salvar Moçambique que não é do meu partido, do partido de betrao ou cincrao.

  4. Sinceramente tal o pai tal o filho tudo farinha do mesmo saco. Como o Nyusi vai a pintar, julgar e condenar alguém com que ele partilhou o benefício das dívidas? Olha no primeiro mandato do ladrão dizia em detonação moral do antecessor que era deixa anda, mas valia apena porque o povo tinha a pança cheia e agora meu Deus.

    People vamos abrir olho porque a frele de ontem já não é de hoje, os defensores ja não passam meramente de tirânico que só querem mase e exturquirem nos em seu benefício propoio.

    Olha a Renamo não passava de um grupo de deleguentes mas hoje já está mesmo e do lado do povo. Vamos dar uma chance para se corrigir o caus plabtados pelo ladrão e o ladrauzinho que ainda está a saquer nos.

    Essa é aninha opinião.

  5. Sorry mais nos tamos perante uma governacao insaciavel.
    Veja só desde a independencia o governo ta comer até agora ninguém ja lansou osso pra o povo.
    Isto e tipo bate sai.

  6. Acho que essa situação, com o andar do tempo terá mais envolvidos. Só pra ver o povo Moçambicano levou muito tempo a pensar que o Estadista Moçambicano era inocente, quando não é verdade. Pese embora tenha tido alguma capa, que lhe cobriu durante três anos, mas finalmente as notícias dizem ele não ser inocente.

    Há uma coisa que ainda falta ao nosso governo Moçambicano, falar a verdade pra o seu povo, cumprir com as promessas, promover cultura de outas províncias a não ser a capital e muitas outras coisas boas que falta ao nosso governo.

    Minhas sinceras desculpas não falei mal de ninguém, somente disse o que precisa se regularizar no nosso país.
    Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA