Filipe Nyusi considera “urgente” alternativa ao Aeroporto Internacional de Maputo

Filipe Nyusi considera “urgente” alternativa ao Aeroporto Internacional de Maputo

0
COMPARTILHE

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, considerou urgente a construção de um aeroporto na província de Gaza, sul do país, para servir de alternativa ao Aeroporto Internacional de Maputo.

“[Ter um aeroporto em Gaza] é viável, não é luxo, é uma necessidade urgente”, afirmou Filipe Nyusi, falando a jornalistas, no distrito de Chongoene, província de Gaza, cerca de 200 quilómetros de Maputo, no início de uma presidência aberta àquele ponto do país.

O futuro aeroporto, prosseguiu, será uma alternativa ao Aeroporto Internacional de Maputo, cuja capacidade se revela por vezes insuficiente para acomodar todos os aviões que ali pretendem aterrar.

“Muitas vezes, os aviões que procuram aterrar em Maputo têm de ir para a África do Sul, havendo uma pista aqui, isso não será necessário”, acrescentou o chefe de Estado moçambicano.

Por outro lado, prosseguiu Filipe Nyusi, um aeroporto na província de Gaza será um fator dinamizador da economia local, pela capacidade que este tipo de empreendimento tem de gerar oportunidades de negócios.

“É preciso pensar em grande e pensar em frente, com um aeroporto, o impacto económico virá, é assim como se cresce economicamente”, acrescentou o chefe de Estado moçambicano.

O aeroporto de Chongoene, cuja construção ainda não tem data, está orçado em 50 milhões de dólares (46,6 milhões de euros), que serão disponibilizados pelo banco chinês Exim Bank.

A pista terá capacidade para receber aviões com um máximo de 70 passageiros e vai ser erguido numa área com quatro mil hectares.

Fonte: Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA